O ciclo de vida do cupim começa com um vôo de acasalamento, onde machos e fêmeas deixam as colônias estabelecidas para procriarem. Após a fertilização, os cupins procuram por novos locais para formarem novas colônias Estes insetos tornam-se então os cupins rei e rainha de suas colônias estabelecidas. O cupim rei e rainha estão no centro do ciclo de vida da colonia e são responsáveis pela reprodução.
Depois da rainha ser fecundada, ela coloca seus ovos que eclodem como larvas. Ao longo de várias mudancas, essas larvas crescem para assumir um papel em uma das três castas de colônias de cupins: trabalhadores, soldados ou cupins reprodutivos, ou seja, um novo rei e rainha que vao estabelecer uma nova colonia
Cada casta tem aparência e funcoes distintas. Os trabalhadores por exemplo são responsáveis pela construção de túneis e câmaras, bem como alimentar outras castas de cupins. Os soldados tem uma coloracao amarelo-castanho, com cabeças e mandíbulas bem grandes, e são bastante úteis nos combates, mas sao guerreiros incapazes de se achar alimentos sem a ajuda dos cupins trabalhadores
Embora não seja claro como as larvas são relegadas a uma determinada casta, pesquisas indicam que a maturidade e as necessidades gerais da colônia determinam a atribuição de castas. As castas no ciclo de vida dos cupins não são rígidas, já que cupins pertencentes a uma casta podem se transformar em outra casta se a colônia o necessitar. Assim, um soldado cupim pode tornar-se um trabalhador ou um cupim reprodutivo se a colônia experimenta uma escassez de um ou outro.
Trabalhadores e soldados vivem cerca de um a dois anos. a rainha cupim podem sobreviver por mais de uma década em condições climáticas ideais.